top of page

Dagda, Deus do Conhecimento e da Magia

Atualizado: 19 de mar. de 2019


Deus Dagda
Deus Dagda

Dagda Dagde, Daghda, Daghdae, Daghdha, Dogdha (Celtic). Também conhecido como: Crom-Eocha, Daghdae-Cearas, Dagodevos, Eochaid Ollathair (O Grande Pai), Ruad Ro-Fhessa (O Poderoso de Grande Conhecimento).


Deus Onipotente do conhecimento, vida e morte. Controlador do tempo e das plantações. Filho de Eladu (conhecimento), Dagda, geralmente referido como "O Dagda," era um dos líderes dos Tuatha De Danann. Ele era conhecido por sua sabedoria, magia e música. É dito que ele podia invocar as estações ao tocar sua harpa, chamada "O Carvalho de Dois Verdes."

Com Undry, seu caldeirão mágico, e um porco mágico que podia ser comido diariamente e reaparecer cozido, ele podia prover um suprimento inesgotável de comida. Diz-se que ele carregava peso excessivo. Ele também tinha dificuldade em controlar seu apetite sexual. É dito que ele tenha se deitado com Morrigan e também com Boann, com quem ele teve duas crianças, a deusa Brigit e o deus

Angus.

Em outra lenda, Brigit aparece como sua esposa, e não sua filha.

Também é dito que ele tenha casado com uma mulher de três nomes, Breg (Mentira), Meng (Astúcia) e Meabel (Desgraça). Eles tiveram três filhas, cada uma chamada Brigit. A Deusa Dana é considerada sua filha, assim como a deusa Bambha. Outras crianças atribuídas a Dagda eram Ogma, Midir, Bodb O Vermelho, e Ceacht.

Como deus da terra e da fertilidade, ele usou uma clava mágica de dupla função para curar, ressucitar, ferir e matar. Enquanto ele arrastava sua gigantesca clava, os espinhos iriam arrastando pelo chão deixando caminhos abertos para trás.


Deus Dagda Estátua
Deus Dagda Estátua

Quando os Tuatha De Danann chegaram à ilha (Irlanda) na Primeira Batalha de Magh Tuiredh, saíram vitoriosos. Como resultado deste enfrentamento, o rei dos Tuatha De Danann teve sua mão amputada. Uma regra do povo era que o monarca não poderia ser fisicamente mutilado, então Nuada foi substituído pelo Fomoriano, Bress, que era multiracial. Sua mãe, Eriu, era uma Tuatha De Danann e seu pai, Elatha, um Fomoriano. Bress acabou se tornando um tirano, que submeteu os Tuatha De Danann à punicões severas. Dagda e seu filho Ogma foram reduzidos à atividades domésticas e injustiças humilhantes por este rei. Eventualmente, os Tuatha De Danann sob a liderança de Lugh foram capazes de derrubar o reinado dos Fomorianos na Segunda Batalha de Mag Tuiredh. Dagda, no entando não foi capaz de manter posse de sua propriedade. Não foi o inimigo que o despejou de seu castelo, Bruigh na Boinne, mas seu filho, Angus.

Em alguns mitos, nos é contado que este talentoso líder com um grande entusiasmo pela vida acabou se tornando um contente cozinheiro para o rei Conaire O Grande. Dagda era mostrado como feio, nojento, e barrigudo, normalmente usando uma túnica curta e sandálias. Seus dois atributos especiais eram seu caldeirão e sua clava.


Alguns historiadores ligam a origem da história do Santo Graal cristão, que seria a taça usada por Jesus na última ceia, ao Caldeirão de Dagda, tendo sido copiados até mesmo seus poderes - cura, regeneração, ressucitação e abundância.


Comments


© Copyright
  • facebook-square
  • Instagram
  • Twitter
bottom of page