top of page
Foto do escritorEric Borges

Eostre, deusa da Primavera, da juventude e do renascimento

Atualizado: 30 de jan. de 2020


Também chamada de Eastre, Easter, Eostra, Austra e Ostara. Seu nome é dado ao ritual pagão que celebra o início da primavera.


É uma deusa donzela que representa a abundância, a fertilidade absoluta e o renascimento. Pouco se sabe sobre ela nos dias de hoje, pois muitos de seus registros históricos foram perdidos e/ou destruídos. Alguns historiadores acreditam que Eostre nada mais é que uma personificação da Deusa Frigga, esposa de Odin, em seu aspecto de donzela.


Em uma lenda, é dito que o culto a Eostre se iniciou após a Deusa trazer a primavera ao mundo dos homens. Ao ouvir o chamado do povo clamando pelo fim do inverno, a Deusa, sentindo seus medos, veio ao mundo e ao tocar o solo com seus pés muitas flores nasceram ao seu redor, e com seu amável calor derreteu a neve acumulada e trouxe a vida de volta à terra marcando o início da estação. No paganismo, há relatos de que a primavera surge no momento que os poderes da Deusa atingem seu apogeu e quando ela enfraquece é quando se dá início ao inverno.



Eostre possuía muito apego pelas crianças e sempre era vista sendo seguida por elas, ou simplesmente brincado em seus jardins. Uma outra lenda diz que a Deusa transformou em lebre, seu animal favorito, um adorável pássaro que pousou em suas mãos, para entreter as crianças com sua magia. Com o passar do tempo as crianças perceberam que a lebre estava bastante infeliz, já que não podia cantar nem voar como fazia quando pássaro. As crianças suplicaram para que Eostre trouxesse o pássaro a sua forma original, porém não conseguiu, já que a magia já estava feita e não conseguiria desfazê-la. A Deusa então prometeu a si mesma que, quando a primavera chegasse e seus poderes estivessem no ápice, transformaria a lebre em pássaro nem que fosse por um breve momento. E assim a Deusa o fez, com a chegada da estação das flores, a Deusa conseguiu transformar a lebre em pássaro novamente, por alguns instantes, e como forma de gratidão pela suplica das crianças para que voltasse a sua forma original, o pássaro colocou ovos, e, ao retornar a sua forma de lebre, pintou-os em cores vivas e os espalhou pelo mundo. Como lembrete pelo que fez ao pequeno animal, para que nunca mais interferisse com o livre-arbítrio de nenhum outro ser vivo, a Deusa entalhou a imagem de uma lebre na lua, que pode ser visto nos dias de hoje.



Kristin Chenoweth no papel de Easter

Atualmente, esta Deusa é representada com o nome Easter como uma das personagens da série American Gods, produzida pela Amazon Prime Video, que é baseada no livro Deuses Americanos do escritor Neil Gaiman. A personagem é interpretada pela atriz Kristin Chenoweth.


496 visualizações1 comentário

1 Comment


Meri Pires
Meri Pires
Apr 08, 2020

Amei seu texto!! O mito envolvendo a Deusa Frigga eu já conhecia porém a parte da transformação do pássaro em lebre não conhecia!!! Gratidão!!

Like
© Copyright
bottom of page