top of page
Foto do escritorEric Borges

Hel, deusa da morte e senhora do submundo


Também conhecida como: Hela, Helia, Urd, Urth.


Deusa do submundo, também conhecido como: Hel, Helia, Hellawisi, Hellewite, Hellia, Helviti, Halvete, Helvede


Hel, também conhecida como o "Terror das Duas Faces", é uma antiga deusa dos mortos dentro da mitologia nórdica que preside o reino de Niflheim, cargo que lhe foi dado pelo deus Odin, no local de mesmo nome que serve de base para o Conceito cristão de Inferno (Hell em inglês), onde ela recebe uma parte dos mortos. Ela é às vezes descrita como uma bruxa horrível, meio morta e meio viva, com uma expressão sombria. Seu rosto e corpo são os de uma mulher viva, mas suas coxas e pernas são de um cadáver, manchado e mofado.


Ela é mencionada na Edda Poética, Edda em Prosa e Heimskringla.


A Edda Poética, compilado no século 13 a partir de fontes tradicionais anteriores, apresenta vários poemas que mencionam Hel. No poema Völuspá, o reino de Hel é referido como os "Salões de Hel". Na estrofe 31 do Grímnismál, Hel é listada como vivendo sob uma das três raízes que crescem da árvore do mundo Yggdrasil. Em Fáfnismál, o herói Sigurd fica diante do corpo mortalmente ferido do dragão Fáfnir, e afirma que Fáfnir está em pedaços, onde "Hel pode levá-lo". No Atlamál, as frases "Hel tem metade de nós" e "enviado para Hel" são usadas em referência à morte, embora pudesse ser uma referência ao local e não ao ser, se não a ambos. Na estrofe 4 de Baldrs draumar, Odin cavalga em direção ao "salão alto de Hel".



Hel recebe menção notável na Edda em Prosa. No capítulo 34 do livro Gylfaginning, Hel é listado por High (homem envolvido na criação da Edda em Prosa) como uma dos três filhos de Loki e Angrboða; o lobo Fenrir, a serpente Jörmungandr e Hel. High continua que, uma vez que os deuses descobriram que essas três crianças estavam sendo criadas na terra de Jötunheimr, e quando os deuses "traçaram profecias de que a partir desses irmãos grandes danos e desastres surgiriam para eles", os deuses esperaram muitos problemas dos três filhos, em parte devido à natureza da mãe dos filhos, mas pior ainda devido à natureza de seu pai.


High diz que Odin enviou os deuses para reunir as crianças e trazê-las a ele. Após a sua chegada, Odin jogou Hel em Niflheim, e conferiu a sua autoridade sobre nove mundos, em que ela deve "administrar alimentação e hospedagem para aqueles que foram enviados a ela, e isto é, aqueles que morrem de doença ou velhice." High detalha que neste reino Hel tem "grandes mansões" com muros extremamente altos e portões imensos, um salão chamado Éljúðnir, um prato chamado "Fome", um garfo chamado "Penúria", os servos Ganglati (nórdico antigo "caminhante lento") e Ganglöt ("caminhante preguiçoso"), a soleira da entrada "Pedra de tropeço", a cama "Cama de doente" e as cortinas "Fardo reluzente".


No capítulo 49, High descreve os eventos em torno da morte do deus Baldr. A deusa Frigg pergunta quem entre os Æsir vai ganhar "todo o seu amor e favor" cavalgando para Hel, o local, para tentar encontrar Baldr e oferecer a ela um resgate. O deus Hermóðr se oferece e parte com cavalo de oito pernas Sleipnir em direção a Hel. Hermóðr chega ao salão de Hel, encontra seu irmão Baldr lá e passa a noite. Na manhã seguinte, Hermóðr implora a Hel para permitir que Baldr vá para casa com ele, e conta a ela sobre o grande choro que os Æsir fizeram após a morte de Baldr. Hel diz que o amor que as pessoas têm por Baldr, que Hermóðr alegou, deve ser testado, afirmando:


  • Se todas as coisas no mundo, vivas ou mortas, choram por ele, então ele terá permissão para retornar ao Æsir. Se alguém falar contra ele ou se recusar a chorar, ele ficará com Hel.


Mais tarde no capítulo, após a mulher jötunn Þökk se recusar a chorar pelo Baldr morto, ela responde em verso, terminando com "deixe Hel segurar o que ela tem." No capítulo 51, High descreve os eventos de Ragnarök, e detalha que quando Loki chegar ao campo Vígríðr "todo o povo de Hel" chegará com ele.


Cultura Popular:


Hel é um dos deuses jogáveis ​​no jogo de arena de batalha multiplayer online em terceira pessoa Smite e foi um dos 17 deuses originais. Hel também é apresentada no jogo de estratégia em tempo real Age of Mythology da Ensemble Studios em 2002, onde ela é um dos 12 deuses nórdicos que os jogadores podem escolher para adorar. Ela também é a principal vilã em Thor: Ragnarok, o terceiro filme da trilogia Thor do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU). Ela também aparece como a chefe final no RPG de ação da Konami de 2003, Boktai: O Sol está em Suas Mãos para o Game Boy Advance.


Co-autor: Bruno Becker

49 visualizações0 comentário

Comments


© Copyright
bottom of page