top of page
Foto do escritorBruxaria Online

Hécate, Deusa do Submundo, da Noite e da Escuridão

Atualizado: 30 de jan. de 2020


Também conhecida como: Aktiophi, Ártemis (possível aspecto), Brimo, Crantaeis (possivelmente), Diana, Enodia, Proserpina, Selene (possível aspecto), Trioditis (Deusa das encruzilhadas).


Deusa do submundo. Deusa da noite e da escuridão. Rainha dos fantasmas. Rainha das sombras. Controladora das coisas escondidas da natureza. Hécate é a filha do Titã Perses e Asteria ou Zeus e Asteria ou Zeus e Deméter. Hécate preside sobre nascimento, vida, morte, ruas e portões. Sua sacerdotisa é Medea, a quem ela ensinou a arte da magia. Hécate, muitas vezes representada com uma tocha ou uma chave, era somente adorada a noite a luz de tochas. Cães e cordeiros negros eram oferecidos à ela como sacrifício. Ela é as vezes mostrada como uma estátua tripla em encruzilhadas, carregando consigo uma matilha de cães. Ás vezes ela é mostrada com três cabeças: um cachorro, um cavalo e um leão. Ela é muitas vezes confundida com Ártemis. Hécate é associada com Perséfone e Plutão. Alguns acham que ela é um aspecto de ambas Selene e Ártemis. O nome Brimo foi utilizado tanto por Hécate como por Perséfone, Rhea e Deméter. Hécate como epíteto foi usada por Luna, Diana, e Perséfone.

Após a vitória dos deuses olímpicos contra os titãs, a titanomaquia, Zeus, Poseidon e Hades partilharam entre si o universo. A Zeus coube o céu e a terra, a Poseidon coube os oceanos e Hades recebeu o mundo das trevas e dos mortos. Hécate manteve os seus domínios sobre a terra, os céus, os mares e sobre o submundo, continuando a ser honrada pelos deuses que a respeitavam e mantiveram seu poder sobre o mundo e o submundo.


Com Eetes, Hécate gerou a feiticeira Circe - a deusa da noite que se tornou uma famosa feiticeira com imenso poder da alquimia. Segundo a lenda, a filha de Hécate elaborava venenos, poções mágicas e podia transformar os homens em animais. Vivendo em um palácio cheio de artifícios na Ilha Ea ou Eana, no litoral da Italia, Circe se tornou a deusa da Lua Nova ou Lua Negra, sendo relacionada à morte horrenda, à feitiçaria, maldições, vinganças, sonhos precognitivos, magia negra e aos encantamentos que ela preparava em seus grandes caldeirões.


Descendente dos Titãs, Hécate não tem um mito próprio e foi uma das divindades mais ignoradas da mitologia grega, mencionada apenas em outros mitos, tal como o mito de Perséfone e Deméter. Hécate é deusa dos caminhos e seu poder de olhar para três direções ao mesmo tempo sugere que algo no passado pode interferir no presente e prejudicar planos futuros.


872 visualizações0 comentário

Commenti


© Copyright
bottom of page