top of page
Foto do escritorFridrik Leifr

Irmãs Zorya, Deusas Guardiãs do Panteão Eslavo

Atualizado: 30 de jan. de 2020


Irmãs Zorya
Irmãs Zorya

Na mitologia Eslava, Zorya (Zora, Zaria, Zarya, Zory, Zore, "Amanhecer"; Zorza em Polonês, Zvezda, Zwezda, Danica, "Estrela") são as duas deusas guardiãs, conhecidas como Auroras. Elas mantém guarda sobre o cão alado do fim dos tempos, Simargl, que está acorrentado à estrela Polaris na const5elação Ursa Menor. Se a corrente um dia se quebrar, o cão devorará a constelação e o universo se acabará. As Zoryas representam a Estrela da Manhã e a Estrela da Noite.

Elas servem ao deus do Sol, Dažbog, que em alguns mitos é descrito como seu pai. Zorya Utrennyaya, a Estrela da Manhã, abre os portões do palácio do deus toda manhã para a partida da Carruagem-do-Sol. Ao anoitecer, Zorya Vechernyaya, a Estrela da Noite, fecha os portões do palácio mais uma vez após o seu retorno.


Zorya Utrennyaya
Martha Kelly como Zorya Utrennyaya na série American Gods

Estrela da Manhã:

A Estrela da Manhã é Zorya Utrennyaya (do Russo utro, que significa "manhã"; também conhecida como Zvezda Danica, Zvezda Dennitsa, Zwezda Dnieca, Zvezda Zornitsa, Gwiazda Poranna, Rannia Zorya, Zornica, Zornička, Jitřenka), que abre os portões do palácio de Dažbog a cada manhã para que o Sol possa começar sua jornada. Ela é a patrona dos cavalos, proteção, exorcismo, e do planeta Venus, e os Eslavos oravam para ela a cada manhã enquanto o Sol nascia.

Existem relatos conflitantes de sua situação conjugal. Em alguns mitos, ela é descrita como a esposa de Perun e acompanhava seu marido em batalha. Neste papel ela era conhecida por proteger os guerreiros que ela favoreceu contra a morte ao abaixar seu véu. Em outros relatos, ela e Zorya Vechernyaya eram esposas da versão masculina de Myesyats, o deus da Lua, e dele deram luz às estrelas. Entretanto, alguns colocam as Zorya como deusas virgens, enquanto descrevem Myesyats como uma deusa da lua sem relação com elas.


Zorya Vechernyaya
Cloris Leachman como Zorya Vechernyaya na série American Gods

Estrela da Noite:

A Estrela da Noite é Zorya Vechernyaya (do Russo vecher, que significa "noite"); também conhecida como Večernya Zvyezda, Večernya Zvezda, Zvezda Vechernaya, Zorya Vechernyaya, Zwezda Wieczoniaia, Zwezda Wieczernica, Zvezda Vechernitsa, Gwiazda Wieczorna, Vechirnia Zorya, Večernyača, Večernica, Večernice), é ela que fecha os portões ao anoitecer, após o pôr do Sol e o retorno de Dažbog. Ela era associada com os planetas Venus ou Mercúrio.










Cultura Pop:

Em American Gods ao invés de duas irmãs Zorya, temos três, Zorya Utrennyaya como a Estrela da Manhã, Zorya Vechernyaya como a Estrela da Noite e Zorya Polunochnaya como a Estrela da Meia-Noite. Uma terceira irmã é descrita em algumas versões do mito, porém Neil Gaiman (autor de American Gods) deixou claro que inventou Zorya Polunochnaya para seu livro.

Zorya Polunochnaya
Erika Kaar como Zorya Polunochnaya na série American Gods

1.742 visualizações0 comentário

Komentáře


© Copyright
bottom of page