
Na mitologia Eslava, Zorya (Zora, Zaria, Zarya, Zory, Zore, "Amanhecer"; Zorza em Polonês, Zvezda, Zwezda, Danica, "Estrela") são as duas deusas guardiãs, conhecidas como Auroras. Elas mantém guarda sobre o cão alado do fim dos tempos, Simargl, que está acorrentado à estrela Polaris na const5elação Ursa Menor. Se a corrente um dia se quebrar, o cão devorará a constelação e o universo se acabará. As Zoryas representam a Estrela da Manhã e a Estrela da Noite.
Elas servem ao deus do Sol, Dažbog, que em alguns mitos é descrito como seu pai. Zorya Utrennyaya, a Estrela da Manhã, abre os portões do palácio do deus toda manhã para a partida da Carruagem-do-Sol. Ao anoitecer, Zorya Vechernyaya, a Estrela da Noite, fecha os portões do palácio mais uma vez após o seu retorno.

Estrela da Manhã:
A Estrela da Manhã é Zorya Utrennyaya (do Russo utro, que significa "manhã"; também conhecida como Zvezda Danica, Zvezda Dennitsa, Zwezda Dnieca, Zvezda Zornitsa, Gwiazda Poranna, Rannia Zorya, Zornica, Zornička, Jitřenka), que abre os portões do palácio de Dažbog a cada manhã para que o Sol possa começar sua jornada. Ela é a patrona dos cavalos, proteção, exorcismo, e do planeta Venus, e os Eslavos oravam para ela a cada manhã enquanto o Sol nascia.
Existem relatos conflitantes de sua situação conjugal. Em alguns mitos, ela é descrita como a esposa de Perun e acompanhava seu marido em batalha. Neste papel ela era conhecida por proteger os guerreiros que ela favoreceu contra a morte ao abaixar seu véu. Em outros relatos, ela e Zorya Vechernyaya eram esposas da versão masculina de Myesyats, o deus da Lua, e dele deram luz às estrelas. Entretanto, alguns colocam as Zorya como deusas virgens, enquanto descrevem Myesyats como uma deusa da lua sem relação com elas.

Estrela da Noite:
A Estrela da Noite é Zorya Vechernyaya (do Russo vecher, que significa "noite"); também conhecida como Večernya Zvyezda, Večernya Zvezda, Zvezda Vechernaya, Zorya Vechernyaya, Zwezda Wieczoniaia, Zwezda Wieczernica, Zvezda Vechernitsa, Gwiazda Wieczorna, Vechirnia Zorya, Večernyača, Večernica, Večernice), é ela que fecha os portões ao anoitecer, após o pôr do Sol e o retorno de Dažbog. Ela era associada com os planetas Venus ou Mercúrio.
Cultura Pop:
Em American Gods ao invés de duas irmãs Zorya, temos três, Zorya Utrennyaya como a Estrela da Manhã, Zorya Vechernyaya como a Estrela da Noite e Zorya Polunochnaya como a Estrela da Meia-Noite. Uma terceira irmã é descrita em algumas versões do mito, porém Neil Gaiman (autor de American Gods) deixou claro que inventou Zorya Polunochnaya para seu livro.
