top of page
Foto do escritorFridrik Leifr

Samhain - A Morte do Deus

Atualizado: 10 de nov. de 2019


Caveiras, árvores e abóboras com uma fogueira no meio

Para as tribos Celtas Insulares (bretãos, irlandeses e escoceses) o ano era dividido nas metades escura e clara. Como os dias eram vistos como começando ao pôr do Sol, os anos eram vistos da mesma maneira, com a chegada da escuridão, e por este motivo Samhain é tradicionalmente celebrado na transição do dia 31 de Outubro para o dia 1º de Novembro do calendário moderno. Samhain marca a metade do caminho entre o equinócio de outono (Mabon) e o solstício de inverno (Yule), representa o fim da temporada da colheita e anuncia o início próximo do inverno ou da "metade escura" do ano.


Acredita-se que Samhain tenha origem pagã Celta e existe evidência que é uma data importante desde tempos ancestrais. Algumas tumbas de passagem Neolíticas na Irlanda estão alinhadas com o amanhecer do Sol durante a época da Samhain. É mencionado em algumas das primeiras literaturas irlandesas, e muitos eventos importantes na mitologia irlandesa acontecem ou se iniciam em Samhain. Era a época que o gado era trazido de volta dos pastos de verão, e quando animais criados para o consumo eram abatidos para o inverno.

Assim como em Beltane, também eram acendidas fogueiras especiais em Samhain, que dizia-se terem poderes de proteção e limpeza, e haviam rituais as envolvendo.


Samhain é considerado a época do ano em que as fronteiras entre o nosso mundo e o mundo espiritual podem ser mais facilmente atravessadas. Isso significa que seres sobrenaturais e espíritos podem vir para o nosso mundo com mais facilidade, também significa que podemos caminhar entre mundos com mais facilidade.


Samhain também é um período ótimo para a leitura de oráculos, então caso esteja sem fazer leitura há algum tempo e queira voltar, ou se deseja que joguem oráculo para você, esta é a época do ano perfeita para isso (Caso haja interesse, oferecemos leitura de oráculo na loja do nosso site).

Cemitério com velas acesas nas tumbas

A igreja católica durante os séculos adotou muitos ritos pagãos atribuindo novos nomes e muitas vezes diferentes significados, e com Sahmain não foi diferente. No dia 1º de Novembro (existem diferentes datas de celebração dentro das vertentes cristãs) é celebrado o Dia de Todos os Santos, e apesar de não ter um significado direto com Samhain, divide o mesmo dia com o ritual. A origem desta celebração cristã é datada desde antes do século V e sua origem não é certa, porém historiadores acreditam que tenha se originado a partir da observação da Lemúria, um festival realizado na antiga Roma onde eram realizados ritos de exorcismo de espíritos maléficos e inquietos de pessoas que já faleceram.

No dia 2 de Novembro já temos o que é chamado no Brasil de Dia dos Finados, e nos livros litúrgicos da Igreja Católica ocidental (a Igreja Latina), é chamada de Comemoração de Todos os Fiéis Falecidos (Em Latim: Commemoratio omnium fidelium defunctorum), e é o dia em que os cristãos rezam para relembrar aqueles que já faleceram, prática similar à realizada em Sahmain, onde são feitas homenagens àqueles que já partiram.



Imagem do Deus ancião, com rosto enrugado, berba e cabelos longos e brancos, chifres e uma coroa feita de plantas
Deus Ancião

Nas práticas pagãs, Samhain é a noite em que o Velho Rei é coroado o Rei do Submundo e a Deusa Anciã lamenta sua ausência nas próximas seis semanas. O Sol está em seu ponto mais baixo no horizonte, de acordo com as medições feitas através das antigas pedras da Britânia e da Irlanda. Samhain era o dia no qual começavam o Ano-Novo celta e o Inverno, por isso é um tempo ideal para términos e começos.


Comumente nesta festividade são feitos altares para as pessoas amadas que já partiram, com suas fotos e comidas preferidas, é feito uma ceia silenciosa em homenagem a quem não está mais presente no plano físico, são acendidas velas nas janelas para guiarem os espíritos perdidos para o País de Verão, abóboras também tem rostos carvados nelas, que podem simbolizar as faces de quem já se partiu ou de seres sobrenaturais, mas também podem ser usadas como instrumento de proteção contra o mal, e também são acendidas velas laranjas para trazer sorte neste novo ano que se inicia.


Esperamos que vocês tenham um ótimo Samhain e que este seja um ótimo ano para todos nós.





27 visualizações0 comentário

Comments


© Copyright
bottom of page