top of page
Foto do escritorEric Borges

Ticê, a feiticeira sem medo

Atualizado: 11 de abr. de 2020


Ticê
Ticê

Ticê é uma Deusa brasileira que faz parte da mitologia tupi-guarani. Era conhecida como a Deusa da maldade e da inveja e consorte do Deus do submundo Anhangá.



Ticê
Ticê

A Deusa Ticê, uma índia pertencente à uma tribo tupi-guarani, era muito temida em sua aldeia por causa de seu tamanho poder e domínio sobre a magia. Acreditava-se que tal poder era oriundo dos segredos e todo conhecimento sobre ervas e plantas mágicas que ela possuía. Também era capaz de dominar a inveja e a maldade no coração de todos, como se tais sentimentos fossem plantados diretamente por ela. Acima de tudo, Ticê era extremamente perspicaz e sua força principal era a sede por sabedoria, sempre buscando novos conhecimentos a fim de aumentar seu poder.





Anhangá e Ticê
Anhangá e Ticê

O mito principal de Ticê, em que conhece seu consorte Anhangá, a feiticeira encontra o Deus do submundo em meio a mata, e usa seus poderes para enganá-lo. Anhangá possui o poder de levar a loucura todos aqueles que olham em seus olhos como forma de punição, porém, após ser enganado por Ticê, o Deus não usa tal artifício contra ela. É neste breve momento em que ambos se olham profundamente em seus olhos, e a partir daí nasce um amor incandescente e apaixonante. Após consumar seus sentimentos em meio a mata, Anhangá leva Ticê consigo para o submundo, sendo elevada ao status de Deusa, e primeira-dama do submundo.





As imagens utilizadas neste texto pertencem ao projeto Brasil Fantástico. Deem uma olhada nos seus outros trabalhos nos links abaixo.



Atenção:


Não podemos esquecer de que devemos fazer nossa parte para controlar essa pandemia, é responsabilidade nossa como cidadão e não somente dos governantes, portanto, lembrem-se:


• Cobrir o rosto com máscara de proteção, um lenço, ou os cotovelos em casos de tosse ou espirro após vc apresentar sintomas que sugiram Covid-19;


• Higienizar bem as mãos com água e sabão, e/ou álcool 70° sempre que possível;


• Evitar ao máximo levar as mãos ao rosto caso elas não estejam devidamente higienizadas;


• E isolamento total em suas residências, se possível, em cômodos separados caso alguém apresente sintomas.


É muito importante que essas medidas sejam tomadas para que possamos diminuir o número de novos casos de Covid-19. Até o presente momento, estas são as formas mais eficazes de prevenção! Qualquer medicação apresentada ainda está em fase de testes acerca de sua eficiência no combate ao SARS-COV2 e não devem ser usados de forma preventiva. Assim como toda medicação, eles apresentam efeitos adversos que podem ser fatais se usados de forma leviana, então evitem usá-los.


Previnam-se, cuidem-se, e até breve!





1.225 visualizações1 comentário

1 則留言


samuel Dhiego
samuel Dhiego
2021年4月21日

Que lindo!!

按讚
© Copyright
bottom of page