top of page
Foto do escritorCarlos

Ártemis, Deusa da lua, da magia e da caça, do parto e da virgindade

Atualizado: 27 de jul. de 2021



O cervo, o urso e o cipreste foram consagrados à deusa.


Seus símbolos são o arco, a flecha de ouro, o cão de caça, o veado e a Lua.


Artemis , a melhor caçadora entre os deuses e os mortais, também conhecida como Diana no panteão romano e no grego também se atribui o nome de Artemisa ou Artemísia, era a deusa filha de Zeus (patrono do panteão grego), com Leto ou Latona que era a deusa do anoitecer, irmã gêmea de Apolo o Deus Sol, das profecias, das artes, música e medicina.


Na gravidez de Leto, Hera, com ciúmes de Zeus a ter traído novamente, proibiu que Gaia (Deusa primordial ou também conhecida como à terra) permitisse que Leto tivesse seus filhos em terra. Poseidon (Netuno, no panteão Romano) Deus dos mares e dos oceanos e irmão de Zeus, comovido com a situação de Letos, criou uma ilha flutuante chamada Delos. Como a ilha não estava presa ao chão, Gaia não podia fazer nada sobre o nascimento das crianças.


No nascimento das crianças, Zeus teve que distrair Hera tempo o suficiente para que a filha dela, Ilícia (deusa dos partos) fosse socorrer e ajudar no parto dos gêmeos. Diz-se que Ártemis nasceu primeiro e ajudou sua mãe com o parto de Apolo, junto com as Parcas (deusas do destino).


Enquanto Apolo representa o Deus Sol, Ártemis representa a Lua.


Diferente do seu irmão, que tomou o néctar dos deuses, e de recém nascido foi para um homem adulto e logo depois matou a serpente Píton, que Hera libertou para matá-los, ela cresceu normalmente. Em um poema, Calímaco conta a história da Deusa como criança, onde com 3 anos senta no colo do seu pai e pede a ele 6 desejos: sempre se manter virgem, ter muitos nomes para que pudesse se diferenciar do seu irmão, portar a Luz, ter um arco e flecha, uma túnica na altura do joelho para que ela pudesse caçar e ter sessenta filhas, todas conhecidas como as caçadoras de Ártemis.


No mesmo poema diz que em sua infância ela passou a buscar coisas para ser uma exímia caçadora, o Arco e flecha adquiridos pela deusa foram feitos por Hefesto (deus das forjas). Em sua visita ao deus Pã (deus dos bosques, campos, rebanhos e dos pastores), o deus a presenteou com doze cachorros, seis machos e seis fêmeas, e depois ela mesma caçou e capturou 6 cervos dourados para puxar sua carruagem.

Ela era adorada por toda Grécia mas os seus cultos mais conhecidos eram na ilha em que nasceu, Delos, em Ática, no santuário de Brauron, e em Esparta eles tinham o costume de ofertar animais a deusa sempre antes de iniciar uma nova campanha militar.


As meninas atenienses, antes da puberdade, eram enviadas ao santuário de Ártemis em Brauro para servir a deusa por um ano. Eram chamadas de pequenas ursas

ou Arcto.


Para fazer parte da companhia da Deusa era necessário que uma ninfa, uma mortal ou semideusa fizesse um voto de castidade eterno com Ártemis, ganhando a imortalidade e a benção da Deusa.


A deusa mesmo sendo virgem era apaixonada por Órion, filho de Poseidon, porque ele, assim como ela, era um caçador, porém seu irmão não gostava de Órion e nem do carinho da sua irmã por ele. Em certa oportunidade Apolo desafiou sua irmã a acertar um ponto escuro no rio, desafiando sua habilidade como caçadora que prontamente aceitou o desafio e acertou. Ela só não imaginava que aquele ponto preto era seu amado Órion que havia mergulhado. Ela só veio a saber quando as ondas trouxeram o corpo para praia. Então Ártemis em sua dor fez com que seu amado não desaparecesse para sempre, e o imortalizou entre as estrelas do céus onde ele aparece como um gigante com cinto e espada.



Texto revisado por Bruno Becker e Eric Borges.

47 visualizações0 comentário

Comments


© Copyright
bottom of page